jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Ex-alunos

Sou a Ana Filipa Sousa, ex-aluna da escola Dr. Manuel Laranjeira, e frequento neste momento a Licenciatura de Ciências do Meio Aquático no ICBAS, no Porto.

Como devem calcular, o início deste ano letivo atípico esteve abaixo de todas as minhas expectativas. De facto, não foi possível a realização de qualquer praxe académica e não senti aquele “espírito de ser caloira”. Porém, o facto de sermos cerca de 30 inscritos no curso facilitou a minha integração, visto que já os conheço todos, como se fosse uma turma do secundário.

Sermos poucos alunos permitiu que o primeiro semestre fosse, na íntegra, lecionado presencialmente. Mas com o novo confinamento geral, as aulas são todas online. É uma experiência diferente nunca estar em contacto com os meus colegas de curso e professores. Sobretudo as aulas práticas vão ressentir-se deste distanciamento.

Apesar de, atualmente, existirem poucos projetos, já participei em alguns, organizados pela associação de estudantes do ICBAS, como a Semana da Conservação Marinha, durante a qual assisti a diversas palestras sobre o tema. Também tive a oportunidade de colaborar na limpeza de uma praia na Foz. Além disso, faço voluntariado no Canil do ICBAS, passeando Beagles pelas lindas ruas do Porto.

O meu conselho para os alunos que frequentam o 12º ano neste momento é que não desistam de seguir os seus sonhos. A realidade universitária está, aparentemente, longe, mas está mais perto do que julgam e, para a alcançar, basta que acreditem no seu potencial e estudem o necessário!

podes gostar também
Deixa um comentário