jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Intercâmbio Cultural Lusófono Espinho – São Tomé

Com o objetivo principal de estimular capacidades de análise visual e cultural e estabelecer pontes internacionais, foi desenvolvido um projeto de intercâmbio lusófono entre Espinho e São Tomé e Príncipe.

Os alunos do 8ºF representaram a nossa Escola e a cidade de Espinho através da elaboração de postais “pop-up”, no intuito de dar a conhecer a instituição e a cidade a uma turma de alunos da Escola Portuguesa de São Tomé.

Os referidos postais foram enviados pelo correio e, posteriormente, fotografados na posse dos alunos da turma de S. Tomé, que expressaram grande satisfação na sua receção.

Os alunos da Manuel Laranjeira receberam, por sua vez, postais “pop-up” dos seus colegas de São Tomé, através dos quais puderam conhecer um pouco mais da cultura São Tomense e da Escola Portuguesa que os seus “novos colegas” frequentam. Também enviamos fotos, ilustrando a alegria com que os nossos alunos receberam os postais.

Houve ainda oportunidade para uma aula online, em direto, com a escola de São Tomé, que, apesar dos constrangimentos técnicos, permitiu reforçar os laços entretanto criados entre as duas turmas lusófonas.

Espera-se que esta amizade possa continuar a ser cultivada através das plataformas digitais e até, quem sabe, “ao vivo” com visitas recíprocas.

Para este projecto contribuíram, para além de Educação Visual, as disciplinas de Português, Geografia e TIC, bem como os nossos colegas, professores da Escola Portuguesa de São Tomé.

 

Joana Carvalho, professora de Educação Visual

podes gostar também
Deixa um comentário